Blog

icone
Rinite alergica

Rinite alérgica: quando procurar um otorrinolaringologista em Salvador?

A rinite alérgica é uma reação do organismo a pequenas partículas que estão presentes no ar, chamadas de alérgenos.  Essas partículas são facilmente inaladas pelo nariz ou pela boca, sendo inofensivas para a maioria das pessoas.

No entanto, se você tem rinite alérgica, seu sistema imunológico considera que os alérgenos são uma ameaça e, por isso, inicia a liberação de histamina na corrente sanguínea para proteger o organismo contra o “invasor”. 

Isso faz com que as mucosas do nariz, olhos e garganta fiquem inflamadas e irritadas,  gerando sintomas desconfortáveis.

 

O que causa a rinite alérgica?

 

A alergia pode ser resultante de muitos alérgenos, incluindo:

 

  • Ácaros que vivem em tapetes, cortinas, roupas de cama e móveis.
  • Pólen de árvores, grama e ervas daninhas.
  • Pelos ou caspa de animais (pequenos flocos de pele morta).
  • Esporos de mofo.

 

Sintomas da rinite alérgica

 

Geralmente, a rinite alérgica provoca sintomas semelhantes aos do resfriado, como nariz congestionado, coriza, espirros e coceira no nariz, garganta e olhos. Esses sintomas costumam surgir logo após a exposição a um alérgeno.

Para algumas pessoas, a rinite alérgica ocorre por poucos meses devido à sensibilidade a alérgenos sazonais, como pólen de árvores ou grama. Entretanto, há pessoas que sofrem de rinite alérgica durante o ano inteiro.

A maioria dos pacientes com rinite alérgica apresenta sintomas brandos que podem ser tratados com facilidade e eficácia.

Mas, em alguns casos, os sintomas podem ser persistentes e graves, causando problemas para dormir e atrapalhando a rotina.

 

É possível prevenir a rinite alérgica?

 

É quase impossível evitar o contato com alérgenos potenciais, mas algumas medidas podem reduzir a exposição a um alérgeno específico que desencadeie sua rinite alérgica. Algumas recomendações são:

 

  • Evitar tocar o rosto e esfregar os olhos ou o nariz;
  • Fechar as janelas de sua casa e do carro durante a primavera, o verão e o início do outono, quando a quantidade de pólen no ar é mais alta;
  • Colocar capas antiácaros em travesseiros, colchões e almofadas;
  • Manter animais de estimação longe de sofás e camas e fechar as portas dos quartos nos quais você não quer que eles entrem;
  • Usar filtros em seu aspirador de pó e ar condicionado para reduzir a quantidade de alérgenos no ar;
  • Lavar as mãos com frequência, especialmente depois de brincar com animais de estimação;
  • Usar um chapéu e óculos de sol para proteger seus olhos do pólen quando estiver ao ar livre. Troque de roupa assim que entrar em casa.

 

Quando procurar um médico?

 

Se a  rinite alérgica estiver causando perturbações no sono ou impedindo a realização das atividades diárias, é importante buscar um médico otorrinolaringologista.

Ele fará algumas perguntas sobre os seus sintomas e poderá encaminhá-lo para testes de alergia, de modo a obter um diagnóstico mais apurado.

 

Como tratar a rinite alérgica

 

Vários medicamentos para alergia podem melhorar os sintomas da rinite alérgica. Seu médico pode sugerir:

 

Anti-histamínicos: os medicamentos anti-histamínicos funcionam bloqueando a histamina que seu corpo libera durante uma resposta alérgica. É possível encontrá-los em forma de comprimidos, líquidos, colírios, sprays nasais e inaladores. 

Descongestionantes: esses medicamentos aliviam o congestionamento no nariz e nos seios da face. Você pode tomar descongestionantes por via oral (em comprimido ou líquido) ou usar um spray nasal. 

Sprays nasais de corticosteroides: esses sprays e inaladores reduzem a inflamação e aliviam os sintomas da rinite alérgica. 

Inibidores de leucotrienos: durante uma reação alérgica, o corpo libera leucotrienos, histaminas e outras substâncias químicas que causam inflamação e os sintomas de rinite alérgica. Disponível apenas com receita médica, esses medicamentos bloqueiam os leucotrienos. 

Imunoterapia: esse tratamento ensina seu corpo a tolerar os alérgenos. Seu médico lhe aplicará uma série de injeções (vacinas de alergia) com uma pequena quantidade do alérgeno. Toda vez que você toma uma nova injeção, seu médico aumenta a quantidade e com o tempo, seu sistema imunológico desenvolve imunidade ao alérgeno, impedindo assim o surgimento da rinite.

 

É importante ressaltar que o tratamento da rinite alérgica deve ser feito com a orientação de um otorrinolaringologista. Jamais compre medicamentos sem receita médica e evite aplicar soluções caseiras para aliviar o problema.

 

Buscando um otorrinolaringologista em Salvador

 

Se você sofre de rinite alérgica e precisa consultar-se com um otorrinolaringologista na capital baiana, saiba que a Clínica Ponto Alto dispõe de um atendimento médico de excelência. 

Localizada em uma região de fácil acesso em Salvador, a clínica conta com uma equipe de especialistas renomados, que se destacam pelo alto nível de conhecimento e experiência. 

Desde a primeira consulta, o paciente é atendido de forma humanizada e acolhedora, podendo contar uma assistência integral que visa restabelecer sua saúde e bem-estar.

Para saber mais, entre em contato pelo WhatsApp (71) 99997-2000 ou ligue para o número (71) 3044-2030.