Blog
Mitos e verdades sobre o câncer de próstata
Considerado uma doença comum e silenciosa, o câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens com mais de 50 anos. De acordo com dados levantados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), um a cada seis homens desenvolverá um tumor prostático ao longo da vida, mas somente um homem a cada 35 virá a óbito pela doença.
Embora o câncer de próstata seja muito debatido nas campanhas preventivas do Novembro Azul, ainda existem muitas ideias errôneas acerca da doença. Para ajudar a esclarecer os principais fatos sobre o tema, nós, da Clínica Ponto Alto, trouxemos alguns mitos e verdades relacionados aos tumores da próstata.
Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Urologia se associa a esta reação mundial contra aquelas orientações da US Task Force e recomenda a avaliação periódica de homens, mesmo assintomáticos após os 45-50 anos, buscando identificar tumores em fase inicial, cuja possibilidade de cura é muito grande.
Acompanhe:
1- Somente idosos são afetados pela doença
Mito. O câncer de próstata atinge mais comumente os homens entre 45 e 50 anos, entretanto, ele também pode ocorrer em pacientes mais jovens. Assim, independente da idade, é necessário ficar atento aos fatores de risco como histórico familiar e realizar de maneira anual os exames preventivos.
2- Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas
Verdade. Os tumores prostáticos não causam nenhum sintoma em seu estágio inicial, quando a possibilidade de cura chega a 90%. Daí a importância de visitar um urologista anualmente para avaliar a saúde da próstata e descobrir qualquer anormalidade precocemente.
3- Sedentarismo aumenta as chances de desenvolver a doença
Verdade. A falta de atividades físicas e a obesidade desencadeiam alterações metabólicas que podem predispor o organismo ao surgimento de tumores. Portanto, incluir uma rotina de exercícios e uma alimentação balanceada no dia a dia são atitudes essenciais para prevenir o câncer de próstata.
4- O exame de toque retal pode ser substituído pelo exame de PSA
Mito. Estes dois exames que rastreiam os tumores prostáticos são complementares. Por isso, é fundamental que ambos sejam realizados. A experiência clínica demonstra que é possível que um homem com PSA alterado não tenha câncer de próstata e outro com PSA normal apresente a doença, fundamental ser acompanhado por um urologista que poderá solicitar outros exames a depender do caso do paciente.
5- A atividade sexual eleva os riscos de desenvolver câncer de próstata
Mito. Dados publicados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica apontaram que os homens que possuem vida sexual ativa e ejaculações frequentes apresentam um risco menor de desenvolver tumores prostáticos. Desse modo, uma vida sexual saudável pode até contribuir para a prevenção do câncer de próstata.
6- Realizar consultas de rotina previne a doença
Verdade. Ao fazer consultas periódicas com um urologista, é possível detectar de maneira precoce quaisquer indícios de câncer e realizar o tratamento com a máxima antecedência, elevando assim as chances de cura do tumor.
7- Se não existem casos de câncer de próstata na família, as chances de ter a doença são mínimas
Mito. Embora o histórico familiar possa dobrar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata, ele não é o único fator que desencadeia a doença. Conforme apontam dados clínicos, 16% da população masculina é acometida pelo câncer de próstata todos os anos e as causas vão além da predisposição hereditária. Por isso, os homens que nunca tiveram casos de tumor prostático na família também devem ficar atentos aos exames preventivos.
8- O exame de toque retal é rápido e indolor
Verdade. Geralmente, a duração do exame de toque retal é de apenas 15 segundos. Alguns pacientes podem experimentar um leve desconforto, mas o procedimento é totalmente indolor e não prejudica em nada a sexualidade masculina.
Clínica Ponto Alto: referência em consultas preventivas na região de Salvador
Se você deseja prevenir o câncer de próstata, não deixe de agendar uma consulta com um urologista da Clínica Ponto Alto. Além de contar com especialistas renomados e experientes, a Clínica oferece atendimento humanizado, garantindo a máxima atenção e cuidado ao paciente.
Visando facilitar a realização da sua consulta preventiva, a Clínica Ponto Alto dispõe de valores justos e condições de pagamento facilitadas para quem necessita se consultar. Para saber mais, entre em contato pelo Whatsapp (71) 99997-2000 ou telefone (71) 3044-2030.